sexta-feira, 17 de outubro de 2008

E quando já não se esperavam novidades... =)

teatro
(Datas em Actualização)
O Elixir do Amor
Ópera buffa sentimental



Libreto Gaetano Donizetti
Versão Portuguesa Nuno Côrte-Real
Direcção Musical Cesário Costa
Encenação Maria Emília Correia
Prepador Musical Nicholas McNair
Cenografia Pedro Mira | Ricardo Miranda
Figurinos Catarina Varatojo
Consultor p/cenografia e figurinos António Lagarto
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Intérpretes João Cipriano Martins, Carla Caramujo, Nuno Dias, Diogo Oliveira e
Alexandra Moura.
Coro de Câmara Lisboa Cantat
Orquestra do Algarve
Produção Fundação NATEL/Teatro da Trindade


» Este é o caso de Nemorino, um rapaz pobre e tímido, apaixonado por Adina, jovem de posição, coquette, ilustrada e caprichosa, a quem um dia ele ouve ler a história de Tristão e Isolda e do seu filtro mágico.
Quando chega à aldeia, Dulcamara, charlatão ambulante que, com os seus modos teatrais, diz ser médico e tudo e a todos vende, Nemorino, o ingénuo, compra-lhe um “elixir de amor” que, afinal, nada mais é do que uma garrafa de bom vinho.
Um tanto toldado dá-se conta de que, subitamente todas as raparigas da aldeia o requisitam, mas desconhece ser apenas por que irá receber a herança de um seu tio que acaba de falecer. Por sua vez Adina, enciumada, e perplexa perante o desplante das novas atitudes do pretendente, agasta-se e diz querer apressar o seu casamento com Belcore, sargento fanfarrão empenachado com quem tem um compromisso. A ideia é vingar-se de Nemorino, mas na verdade Adina está seduzida… e tudo dá grandes voltas, como na vida, onde, por vezes, correm furtivas lágrimas… Belcore parte para a guerra com os seus recrutas desarrimados e até convém, a orquestra suspira e Dulcamara diverte-se, come e bebe. Todos festejam, o enlace.

Sem comentários: